domingo, 6 de novembro de 2011


ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO POR NÍVEL DE OBJECTIVOS

Informação é um dado que remove incerteza.
No entanto, a informação pode remover mais ou menos incerteza consoante os seus atributos.
Os atributos qualitativos da informação variam consoante o nível de objectivos.

Na empresa, os tipos de decisão distinguem-se consoante a hierarquia de níveis de objectivos:

Objectivos estratégicos - decisões estratégicas
Objectivos de gestão - decisões de gestão
Objectivos operacionais - decisões operacionais

As necessidades de informação serão assim distintas para cada nível de hierarquia:

OBJECTIVOS
/
DECISÕES


NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO
ATRIBUTOS QUALITATIVOS DA INFORMAÇÃO
DOMÍNIO
TIPO
 DE
DECISÃO
MODELAÇÃO
Estratégicos
Ênfase nos dados exteriores à empresa (mudanças na envolvente)
Detalhe
Dureza

Incompleta
Menos duro

Decisões não estruturáveis

Não indicado para a modelação
Gestão
Planeamento e controlo
Consistência
Abrangente
Decisões estruturáveis (desempenho das act. primárias) e não estruturáveis
Apenas as decisões estruturáveis são adequadas à modelação
Operacionais
Ênfase nos dados internos à empresa ou nas suas transacções
Detalhe
Exactidão
Detalhado
Preciso
Decisões estruturáveis

Adequado à modelação

Verifica-se com base neste quadro/resumo que quanto mais acima na hierarquia de decisão, mais se encontra informação não estruturável e, portanto, menos passível de modelação.


RELAÇÃO ENTRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E FORMAS ORGANIZATIVAS

Os sistemas de informação são hoje em dia um recurso essencial para qualquer empresa e, dentro desta, para qualquer nível de decisão. Desta forma qualquer empresa ou organização procura sistemas de informação que melhor sirvam os seus propósitos presentes e futuros.
No entanto, tendo em conta a grande diversidade de formas organizativas, vários são os problemas que poderão surgir, na relação entre a empresa e os sistemas de informação.
Problemas na relação entre os sistemas de informação e a forma organizativa:

- Sistemas de informação não adaptados à forma organizativa existente (tecnologias evoluídas e com tendência a serem standard) levando a empresa a ajustar-se com custos elevados

- Sistemas de informação ajustados à forma organizativa actual sem deixar flexibilidade para a mudança, impede ajustes necessários que podem levar ao desaparecimento da empresa.

- Dependência da tecnologia (equipamento dispendioso, contratos demasiados vinculativos) levam a rigidez e dependência da tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário