Informação é um dado que remove incerteza.
No entanto, a informação pode remover mais ou menos incerteza consoante os seus atributos.
Os atributos qualitativos da informação variam consoante o nível de objectivos.
Na empresa, os tipos de decisão distinguem-se consoante a hierarquia de níveis de objectivos:
Objectivos estratégicos - decisões estratégicas
Objectivos de gestão - decisões de gestão
Objectivos operacionais - decisões operacionais
As necessidades de informação serão assim distintas para cada nível de hierarquia:
OBJECTIVOS / DECISÕES | NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO | ATRIBUTOS QUALITATIVOS DA INFORMAÇÃO | DOMÍNIO | TIPO DE DECISÃO | MODELAÇÃO |
Estratégicos | Ênfase nos dados exteriores à empresa (mudanças na envolvente) | Detalhe Dureza | Incompleta Menos duro | Decisões não estruturáveis | Não indicado para a modelação |
Gestão | Planeamento e controlo | Consistência | Abrangente | Decisões estruturáveis (desempenho das act. primárias) e não estruturáveis | Apenas as decisões estruturáveis são adequadas à modelação |
Operacionais | Ênfase nos dados internos à empresa ou nas suas transacções | Detalhe Exactidão | Detalhado Preciso | Decisões estruturáveis | Adequado à modelação |
Verifica-se com base neste quadro/resumo que quanto mais acima na hierarquia de decisão, mais se encontra informação não estruturável e, portanto, menos passível de modelação.
RELAÇÃO ENTRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E FORMAS ORGANIZATIVAS
Os sistemas de informação são hoje em dia um recurso essencial para qualquer empresa e, dentro desta, para qualquer nível de decisão. Desta forma qualquer empresa ou organização procura sistemas de informação que melhor sirvam os seus propósitos presentes e futuros.
No entanto, tendo em conta a grande diversidade de formas organizativas, vários são os problemas que poderão surgir, na relação entre a empresa e os sistemas de informação.
Problemas na relação entre os sistemas de informação e a forma organizativa:
- Sistemas de informação não adaptados à forma organizativa existente (tecnologias evoluídas e com tendência a serem standard) levando a empresa a ajustar-se com custos elevados
- Sistemas de informação ajustados à forma organizativa actual sem deixar flexibilidade para a mudança, impede ajustes necessários que podem levar ao desaparecimento da empresa.
- Dependência da tecnologia (equipamento dispendioso, contratos demasiados vinculativos) levam a rigidez e dependência da tecnologia.
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