sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vantagens e desvantagens do Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard (BSC) é um instrumento de gestão estratégica que permite a medição do desempenho da empresa ou organização. Foi criado em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Em quase 20 anos foi possível observar inúmeras experiências de implementação do BSC em empresas e organizações. De seguida passo a referir algumas vantagens e desvantagens.

VANTAGENS:

O balanced scorecard tem a vantagem de oferecer uma perspectiva integrada e holística sobre a empresa ou organização (articulação entre perspectiva financeira, cliente, processos internos, aprendizagem e crescimento), de forma simples, concisa e sem redundâncias, através de conceitos fundamentais como a missão, visão, valores, indicadores de desempenho ou key performance indicators KPI. As diversas perspectivas permitem obter um panorama temporal da organização, o que facilita a gestão da mudança: passado - perspectiva financeira, presente – perspectivas de cliente e de processos internos, e futuro – perspectiva de aprendizagem e crescimento.
Os mapas estratégicos constituem uma ferramenta flexível de execução da estratégia que pode ser adaptada a diversas entidades: empresa/entidade sem fins lucrativos, público/privado, etc. dado que o modelo-base e os conceitos-base são de carácter geral e abrangente a diversos sectores de actividade.
O balanced scorecard é assim também um instrumento essencial para comunicar eficazmente a estratégia corporativa aos diferentes níveis da organização (departamentos, sectores, filiais, unidades de negócio, até mesmo ao nível individual), permitindo que todos os colaboradores trabalhem em conjunto e em prole do mesmo objectivo global, e reconheçam o seu papel e responsabilidade na contribuição para o objectivo global dado que o BSC pode ser desdobrado aos diferentes níveis.
O BSC é um instrumento valioso para a medição da execução da estratégia e para a gestão da mudança. Esta medição é obtida através dos KPI’s. Estes indicadores medem aspectos de grande relevância para a organização, são métricas agregadas a alto nível que possibilitam obter feedback quantitativo sobre o desempenho do negócio perante os objectivos estratégicos estabelecidos.

DESVANTAGENS:

Dado que o BSC é um documento que integra a estratégia da empresa de forma holística, este deve ser realizado com base num conhecimento aprofundado e completo da realidade da empresa. Algumas desvantagens são a falta de conhecimentos e competências das pessoas envolvidas no processo de definição do BSC; as diferenças entre os termos técnicos utilizados no BSC e a cultura de gestão da organização; o tempo, recursos, dinheiro e esforços exigidos para o início do desenvolvimento do processo de BSC.
Outra das limitações consiste na dificuldade de aplicação, pois implica um envolvimento continuado de todos os colaboradores em prole da execução da estratégia. Requer que as pessoas envolvidas tenham cultura estratégica e alterem determinadas práticas e hábitos adquiridos (resistência à mudança, falta de participação, etc.), e que tenham conhecimentos sobre o que é a estratégia que se quer executar. Por outro lado, se a execução da estratégia não for bem organizada (pela falta de formação aos colaboradores, ou insuficiente apoio da gestão de topo, por exemplo) poderá pôr em causa o sucesso da execução.
As barreiras culturais e corrupção podem também ser entraves ao sucesso da implementação do BSC, na medida em que se traduzem em dificuldades de comunicação da estratégia aos diferentes níveis, ou por outro lado, objectivos contrários aos definidos na estratégia corporativa.


Referências

Gomes, Agostinha P. S. (2006), O Papel do Balanced Scorecard na avaliação do sistema policial Português, Tese de Mestrado em Contabilidade e Auditoria, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, p. 80-83, retirado de: http://hdl.handle.net/1822/6389

Kaplan, Robert S. e Norton, David P. (2008), The Execution Premium, Harvard Business Press

Kaplan, Robert S. e Norton, David P.( 2004), Strategy Maps, Harvard Business Press

Sem comentários:

Enviar um comentário